Dicas – Jardim

COMO ESCOLHER:

 

MOTOSSERRASROÇADORASCORTA-RELVAS

Antes de escolher a motosserra deve colocar a si mesmo as seguintes questões:

  • Que experiência tenho na utilização de motosserras?
  • Com que frequência vou usar a motosserra?
  • Que tipo de madeira pretendo cortar com maior frequência – dura ou macia?
  • Qual o tamanho das árvores que pretendo cortar com maior frequência?
  • Qual a importância da ergonomia da motosserra?

Agora que já temos as questões, vamos então as respostas.

DIMENSÃO E POTÊNCIA

Uma versão mais leve é a melhor opção se não tem experiencia na utilização de motosserras, por ser mais fácil de manusear, no entanto deve-se assegurar de que a motosserra é suficientemente potente para as suas necessidades.

O tamanho da motosserra depende da cilindrada (cm3) e potencia do motor (hp ou kw), tenha em atenção os seguintes fatores na altura de escolher a dimensão e potencia:

  • A sua capacidade e experiência. Se tiver pouca experiencia escolha uma motosserra mais pequena e mais fácil de manusear. Uma motosserra demasiado pesada, provocará uma maior fadiga e consequentemente um maior risco de segurança.
  • Tipos de madeira e dimensões das árvores. Se pretende cortar arvores de grandes dimensões deve escolher um motosserra com mais potência, em especial se a madeira for dura.

COMPRIMENTO DA LÂMINA

O comprimento da lâmina varia conforme o tamanho das arvores a cortar, mas também é influenciado pela experiencia do utilizador.

O comprimento apropriado da lâmina de guia é determinado pelo tamanho da árvore e, em certa medida, pelo nível de experiência do utilizador. Uma lâmina mais curta é mais leve e mais fácil de manusear durante o trabalho de poda. Uma lâmina mais comprida é utilizada em árvores de maior dimensão.

GASOLINA OU ELETRICO?

Se o trabalho for intenso e as arvores a cortar forem de média ou grande dimensão, então a gasolina é a melhor opção. Mas se apenas utilizar a motosserra no jardim ou em pequenas podas então uma versão elétrica é a escolha acertada, para além de prática é confortável, as vibrações são menores e não temos emissões de gases.

AS VIBRAÇÕES

Uma motosserra com vibrações reduzidas é muito importante, para evitar lesões ao nível das mãos e pulsos, verifique se a motosserra possui um bom sistema de anti vibração.

Precisa de uma roçadora para limpar uma área de maior dimensão, cortar relva alta, vegetação rasteira ou para cortar arbusto? Então existem alguns factores que deve ter em consideração antes de comprar uma roçadora.

As roçadoras são utilizadas para tudo desde tratamento de relvados à limpeza de relva alta, plantas jovens e arbustos.

O que precisa de saber, para o ajudar a escolher:

  • O arranque fácil é uma vantagem, em especial para quem não têm experiencia.
  • Um equipamento potente e com um binário elevado são factores importantes quando se realizar corte de vegetação ou arbustos, no entanto, não opte por um equipamento desnecessariamente pesado se tiver de trabalhar muitas horas seguidas.
  • A correia de fixação, deve distribuir bem a carga e oferecer uma utilização confortável e eficiente.
  • Existem vários tipos de guiadores, verifique se o guiador é tem o formato que mais se adequa à sua fisionomia.
  • Verifique se os guiadores podem ser dobrados para transporte e armazenamento.

Que potência escolher?

– Para cortar ervas e vegetação rasteira, escolher um modelo de “pequena cilindrada”, menos de 30cm3.

– Para cortar silvados espessos, matas ou arbustos, escolher um modelo de cilindrada entre os 35 a 40cm3 e em alguns casos superior.

Devo usar equipamento de protecção?

O uso de um capacete com viseira é altamente recomendado, pois a cabeça de corte pode projetar pedras ou detritos a vários metros de distância, da mesma forma, usar botas ou calçado de cano alto.

Que acessório de corte escolher?

As roçadoras normalmente possuem dois sistemas de corte: Fio de nylon ou Discos ou lâminas de aço. O acessório de corte está directamente relacionado com o que vai cortar (ervas, silvas, arbustos…).

 

 

  1. – A cabeça 1 ou 2 fios: para cortar relva e ervas finas. Adapta-se aos aparadores de relva e às roçadoras a gasolina de 25 a 35 cm3.
  2. A cabeça 4 fios: para cortar relva e ervas altas. Corte mais rápido. Adapta-se aos aparadores de relva e às roçadoras a gasolina de 25 a 35 cm3.
  3. A cabeça de 3 lâminas: para cortar ervas altas. Adapta-se aos aparadores de relva e às roçadoras a gasolina de 25 a 35 cm3.
  4. A lâmina 4 dentes: para cortar de forma intensiva as ervas e pequenos matagais. Adapta-se às roçadoras a gasolina de 25 a 40 cm3.
  5. A lâmina 7 dentes: para cortar de forma intensiva as ervas e as silvas. Adapta-se às roçadoras a gasolina de 25 a 40 cm3.
  6. A lâmina 3 dentes: para desbravar as ervas, matas, silvas pouco densas e os pequenos matagais. Adapta-se às roçadoras a gasolina de 25 a 40 cm3.
  7. A lâmina 7 dentes: para roçar as matas, silvas e matagais cujo diâmetro é inferior a 3 cm. Para um trabalho num terreno com pedras, e adapta-se às roçadoras a gasolina de 30 a 50 cm3.
  8. Tipo de lâmina 3 dentes: para roçar os matagais densos a muito densos, as ervas, matas, e silvas densas. Adapta-se às roçadoras a gasolina de 45 a 65 cm3.
  9. A lâmina de 40 a 80 dentes: para desbastar, limpar as matas, arbustos, caniços. Adapta-se às roçadoras a gasolina de 30 a 50 cm3.
  10. A tronçonnelle (serra circular com 30 dentes): para cortar os rebentos dos arbustos, desbastar e cortar as silvas. Adapta-se às roçadoras a gasolina de 40 a 65 cm3.
  11. A lâmina com dentes/goivas: para cortar os rebentos mais grossos dos arbustos com um diâmetro até 10 cm, e os arbustos mais grossos. Para este trabalho, é necessário trabalhar com uma roçadora a gasolina de 45 a 65 cm3.

Antes de escolher o corta-relvas, deve ter em consideração alguns aspectos importantes, como, o tamanho do relvado, o tipo de terreno e inclinação, entre outros. Cortar a relva a um espaço com cerca de 1000m2 é o equivalente a caminhar cerca de 3km, por isso os corta relvas com autopropulsão são uma óptima opção. De seguida vamos abordar algumas questões a ter em conta na escolha de um Corta-relvas.

 

ESCOLHER ENTRE UM CORTADOR DE RELVA DE EMPURRAR OU DE AUTOPROPULSÃO?

Outro fator de diferenciação na escolha de um cortador de relva prende-se com o facto de ele ser de empurrar ou de autopropulsão, aconselhamos o uso de uns corta-relvas de autopropulsão se o seu relvado for superior a 150m2.

OS CORTA RELVAS DE AUTOPROPULSÃO (GASOLINA) – Adequados a relvados de média e grande dimensão, com inclinações de terrenos superiores a 5%, ou para quem não queira ou possa despender muito esforço nesta tarefa.

OS CORTA RELVAS DE EMPURRAR (ELÉTRICOS) – Obrigam a um esforço físico maior, mas compensam na questão do preço de aquisição e também no custo de utilização em manutenção.

 

SELECIONAR A LARGURA DAS LÂMINAS DE UM CORTADOR DE RELVA?

Os corta-relvas têm lâminas com larguras variadas, a sua dimensão determina a quantidade de relva cortada numa só passagem. Deve escolher a dimensão da lâmina de acordo com a dimensão do seu relvado. A largura de uma lâmina oscila entre cerca 50 centímetros, para os modelos mais pequenos, e os 180 centímetros para os modelos maiores. Quanto maior for a lâmina de um corta relvas, mais rápida será a manutenção de um jardim.

 

CORTA-RELVAS COM SACO PRÓPRIO PARA AS APARAS DE RELVA?

Os corta-relvas com saco de recolha proporcionam bons resultados de limpeza e poupam tempo uma vez que não necessita de varrer as aparas depois de finalizar o trabalho de corte. Este é, sem dúvida, um acessório muito importante para a arrumação, organização e limpeza de um relvado.  Por outro lado, existem alguns modelos que garantem um corte tão fino que fazem com que a relva cortada seja usada como fertilizante, no entanto o mais comum e comodo é utilizar um modelo com saco próprio.